operação clandestinos

Oito são presos em operação contra crimes rurais em Cruz Alta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Polícia Civil (Cruz Alta)

Oito pessoas foram presas preventivamente durante a Operação Clandestinos em Cruz Alta. Conforme a Polícia Civil, o objetivo foi desmantelar um grupo criminoso conhecido por furtos a propriedades rurais na região. Os criminosos têm como especialidade atacar os pivôs dos sistemas de irrigação das lavouras, roubando o cobre existente no sistema. Foram cumpridos, ainda, sete mandados de busca e apreensão. Seis das prisões ocorreram pela manhã desta sexta-feira. Outros dois se apresentaram na Delegacia de Polícia na tarde de hoje.

12 pessoas ficam feridas em acidente com ônibus de estudantes

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Conforme o delegado Rafael Santos, titular da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), desde o ano passado, foram registradas mais de 30 ocorrências de furto em sistemas de irrigação na região.

A região de Cruz Alta é essencialmente agrícola, com extensas áreas destinadas à agricultura e uma concentração grande de pivôs, que são utilizados para a irrigação das lavouras. Assim como ocorre nos furtos dos cabos de telefonia e de rede elétrica, o objetivo dos criminosos é o cobre, metal que depois é vendido para empresas que trabalham com o recebimento deste tipo de material.

Homem é assassinado a tiros em frente ao presídio

Em cada ação criminosa, o grupo chegava a extrair de 200 a 300 quilos de cobre. O valor pago pelo metal pode chegar a R$ 20 o quilo. 

Segundo o delegado, os bandidos costumavam circular pelas localidades durante o dia e escolher os alvos. A ação era sempre noturna e com emprego de veículo para transportar o material furtado. Após o crime, o material era dividido entre os integrantes do grupo. Santos conta que a atividade era bastante lucrativa, tanto que os indivíduos planejavam comprar um veículo que seria utilizado somente para a prática de crimes. No curso da investigação, também foram apuradas práticas de abigeato e participação em rinhas de galos por integrantes do grupo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Foragido de presídio de Ijuí é encontrado em Cruz Alta Anterior

Foragido de presídio de Ijuí é encontrado em Cruz Alta

Próximo

Terra de Érico Veríssimo, Cruz Alta comemora 198 anos

cruz alta